domingo, 25 de janeiro de 2009

Enterprise Architecture I - Prefácio


A Enterprise Architecture - EA, é um tema que vem sendo estudado há aproximadamente 22 anos e tem apresentado crescimento rápido nos muitos anos.

No início a EA abordava dois problemas, sendo a complexidade dos Sistemas (Gastos crescentes para construção de Sistemas) e o alinhamento ineficiente do negócio (Dificuldade da manutenção dos Sistemas, sempre mais caros, alinhados as necessidades do negócio).

Nos tempos atuais estes problemas chegaram a um ponto crítico, os custos e complexidade dos sistemas cresceram exponencialmente, as oportunidades de se produzir valor real com esses sistemas foram reduzidas.

Do início da EA até o momento, muitas metodologias surgiram e desapareceram e atualmente 90% da área utiliza uma das 4 metodologias abaixo citadas :

· Framework Zachman

· Framework Open Group (TOGAF)

· Arquitetura Corporativa Federal (FEA)

· Metodologia Gartner

Abordaremos essas metodologias de EA contextualizando uma empresa fictícia que enfrenta problemas comuns no dia a dia Empresarial, entre eles :

· Sistemas de TI tornando-se incrivelmente complexos e de manutenção cara

· Informações de Missão crítica inconsistentes

· Cultura de desconfiança entre as partes Comerciais e Tecnológica da Corporação.

Vamos traçar um caminho que provavelmente a corporação enfrentará utilizando qualquer uma dessas metodologias.

Examinando as 4 abordagens, notaremos que nenhuma é totalmente completa, possuindo pontos fortes em algumas áreas e fracos em outras.

Portanto para muitas corporações nenhuma dessas metodologias atenderá de forma 100% satisfatória, sendo assim indicamos uma abordagem que propõe uma solução heterogênea, utilizando os pontos fortes de cada metodologia e que sejam condizentes com as necessidades da corporação.

De qualquer forma, adotando-se uma metodologia heterogênea ou algum modelo por completo, ela só será adequada havendo comprometimento por parte da corporação com as mudanças. Este comprometimento deve partir do mais elevado nível da corporação.

Em contra partida, na existência desse comprometimento e seguindo um modelo de EA moldado para os negócios da corporação, a promessa de redução de custo e complexidade, aumento do valor e eficiência do negócio e conseqüentemente maior competitividade, ficam ao alcance das mãos!

"Evite desencorajar-se : Mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si."


Nenhum comentário: